terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cancro do Colo Útero


Ontem, ouvi, um relato na primeira pessoa, de uma colega de trabalho, que por, todos os anos, fazer aquele exame desconfortável, mais conhecido por "Papa Nicolau" evitou o Cancro do Colo do Útero.
À cerca de ano e meio, ela foi fazer o exame, e deu infecção HPV tipo 2, fez o tratamento aconselhado pelo médico, e passado meio ano, foi fazer mais uma vez o exame, para saber se o tratamento teria eliminado a infecção!
A infecção passou para tipo 3! O agrevamento da infecção, alertou o médico, poderia não ser uma infecção vulgar!
Foi sujeita a exames, confirmou-se que teria de retirar um pouco do útero que estava ferido. A minha colega, foi sujeita a uma intervenção cirúrgica, para retirar uma parte do útero!
Se não o fizesse, se não fosse responsável ao fazer o rastreio todos os anos, a infecção tinha avançado, ele teria o CANCRO DO COLO DO ÚTERO!
Ela explicou-me, que não sentia a infecção, não tinha odor diferente, não sentia mal estar, não sentia dor!
Meninas, é importante, todos os anos fazer este rastreio, mesmo não sentindo nada, o "bichinho" poderá estar lá, poderá estar a desenvolver! Se fizermos o rastreio, podemos eliminá-lo e não o deixar evoluir!

1 comentário:

Isilda disse...

Eu não tenho medo de nada,venha o que vier,esses anúncios também são uma estratégia de "marketing" para os media se alimentarem.