segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mais dicas para emagrecer!

Identifique o que a leva a comer Reconhecer que comendo satisfaz uma necessidade emocio­nal (por exemplo, um mau dia de trabalho) é o primeiro passo. Tente satisfazer essa necessidade com algo que não seja comida, ou então, escolha alimentos pouco calóricos.

Faça uma alimentação equilibrada
A relação entre hidratos de carbono, proteínas e gorduras no seu dia alimentar deve ser equilibrada. Os hidratos de car­bono devem representar cerca de 55-60% das calorias ingeridas, as proteínas entre 12 e 15%, e as gor­duras, 30-35%. Se respeitar estas percentagens, estará a optimizar o processo de combustão de gorduras e a melhorar os níveis de energia física e mental. E assim não sentirá necessidade de comer entre refei­ções, não terá vontade de comer doces nem oscilações de humor.

Beba água, muita água
Beber um copo de água antes das refeições sacia, logo, ajuda a controlar o tamanho das porções. Para além disso, se beber água durante e depois das refeições, os sucos gástricos diluem-se e o grau de acidez do estômago diminui. Isto provoca um abrandamento do processo de di­gestão, através do qual se prolonga a sensação de estômago cheio.
Diga adeus à fast-food
O seu excesso de farinhas refinadas e de gorduras saturadas é uma bomba para o coração. Para além de conter calorias e muito poucos nutrientes, aumenta a quantidade de açúcar no sangue, dei­xando os níveis de energia de rastos e provocando-lhe vontade de comer alimentos calóricos logo de seguida.
Coma muita fibra
É a parte dos alimentos vegetais que o nosso corpo não consegue digerir, portanto ocu­pa espaço no nosso intestino, mas não tem uma única caloria. A fibra solúvel abranda a absorção de açúcares e gorduras no intestino, ajudando a regular os níveis de açú­car e de colesterol no sangue. Para além disso, a fibra insolúvel incha no estômago, quando absorve líqui­dos, aumentando o volume do bolo fecal e acelerando a sua passagem pelo intestino e a sua expulsão.

Não salte nenhuma refeição
Está provado que as pesso­as que saltam refeições queimam menos 10% de calorias do que as que são constantes nos seus horá­rios. Oideal é fazer cinco refeições por dia, porque assim obriga o organismo a consumir mais calorias na digestão e doseia a energia ingerida ao longo do dia, evitando petiscar. Tente fazer com que as porções sejam pequenas, não repita e mastigue devagar para dar tempo ao cérebro de mandar a mensagem de sensação de saciedade (cerca de 20 minutos) antes de acabar o prato.
Não coma a ver televisão
O seu cérebro não tardará a relacionar as refeições com a televi­são. Assim, vai pedir-lhe que coma qualquer coisa sempre que estiver frente ao ecrã. O mesmo acontece se combinar refeições e leitura. Evi­te estas associações e escolha um momento e um lugar certos para comer, sem distracções.

Sem comentários: